Curso de pós-graduação para o segundo semestre de 2013 (“Paisagem e Imagem”) que começará no dia 22 de agosto (quinta-feira), de 16h até 19h, na sala 140 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ (Palácio Universitário – Campus da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250).
O curso não será modular, portanto, os três professores estarão presentes durante todo o curso.
Haverá 25 vagas disponíveis para estudantes de mestrado e doutorado.
Os estudantes da UFRJ poderão fazer a matrícula on line pelo SIGA até 21 de agosto com os códigos ECS752/ECS852 (Teorias da Imagem e da Visualidade).
Os alunos da PUC poderão fazer a matrícula pela secretaria da Programa de Pós em Comunicação da PUC através do código COM2517.
Para estudantes de outras universidades, a matrícula deverá ser solicitada à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.
Maiores informações podem ser conseguidas através do email de Thiago Couto (thiago.couto@eco.ufrj.br).
Para os que desejarem ser ouvintes, por favor, enviem uma breve mensagem aos Profs. Andrea França (afranca3@gmail.com), Consuelo Lins (consuelolins@gmail.com) e Denilson Lopes (noslined@bighost.com.br) apresentando uma justificativa de interesse pela disciplina. Os interessados em serem ouvintes deverão estar presentes na primeira aula e poderão permanecer se houver vagas disponíveis.
Agradecemos sugestões e a divulgação. Atenciosamente,
Profs. Andrea França (PUC-RIO)
Consuelo Lins (UFRJ)
Denilson Lopes (UFRJ)
Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e da PUC-RIO
Código (UFRJ): ECS752/ECS852 – Teorias da Imagem e da Visualidade
Código (PUC-RIO): COM2517
Título: Paisagem e Imagem
Profs: Andrea França (PUC-RIO)
Consuelo Lins (UFRJ)
Denilson Lopes (UFRJ)
Horário: quinta-feira 16 h/19 h
Local: sala 140 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ
Início: 22/8
Ementa
Este seminário de pesquisa terá como tema central a paisagem e sua presença transversal em diversas obras artísticas e produtos audiovisuais. A partir de sua emergência na pintura, nos interessa pensar inicialmente o que se entende por paisagem desde sua configuração associada à natureza, passando pelos espaços urbano e midiático. Algumas questões nos conduzem a um recorte em campo tão vasto: qual a diferença entre espaço, território e paisagem em filmes, fotografias e instalações? Como podemos pensar em paisagens afetivas?Qual a atualidade da paisagem? Como podemos pensar a distinção entre paisagem, território e percepto? Seria o pensamento da paisagem hoje um gesto anacrônico e um retorno nostálgico a uma perspectiva contemplativa anterior à emergência da reprodutibilidade tecnológica e massiva? Tais questões tensionam um dos pressupostos que norteiam o curso, a saber, a constituição da paisagem implicaria numa dimensão ética e estética crítica em busca não só de um outro olhar, outra temporalidade, mas de um outro modo de vida.
O curso não será modular, portanto os três professores estarão presentes durante todo o curso.
Calendário (sujeito a alterações)
Aula 1: 22/8 – Apresentação do programa
Aula 2: 29/8 – Paisagem, Percepto e Afecto
LOPES, Denilson. “Paisagens e Narrativas” In: A Delicadeza. Brasília, Ed. Unb, 2007.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. “Percepto, Afeto e Conceito” In: O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: 34, 1992.
LOPES, Denilson. “Afectos Pictóricos ou em Direção a Transeunte de Eryk Rocha” In: http://www.compos.org.br/biblioteca.php (Compós 2013, biblioteca do GT ESTUDOS DE Comunicação e Experiência Estética)
Filme Transeunte (2010) de Eryk Rocha
Suplementar
LOPES, Denilson. “O Sublime no Banal” In: A Delicadeza. Brasília, Ed. Unb, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L´Homme qui Marchait dans la Couleur. Paris: Minuit, 2001.
Aula 3 e 4: 5 e 12 de setembro:
RANCIÈRE, Jacques. Aisthesis: Scenes from the Aesthetic Regime of Art. Verso, 2013. Capítulos:
3. Le ciel de plébeien, Paris 1830.
4. Le poète du noveau monde. Boston, 1841-New York, 1855.
12. La magesté du moment. New York, 1921.
14. L’éclat cruel de ce qui est. Hale County, 1936-New York, 1941.
Lins, Consuelo. Experiência sensível e vida ordinária em Cao Guimarães: uma análise das obras Ex-isto e Passatempo In: http://www.compos.org.br/biblioteca.php (Compós 2013, biblioteca do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual)
Discutiremos obras de Cao Guimarães, filmes, instalações, fotografias.
Aula 5 e 6 : 19/9 e 26/9 –CAUQUELIN, Anne. Invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Aula 7: 3/10 – Território e Exterioridade
GROSZ, Elizabeth, “Chaos. Cosmos, Territory, Architecture” In: Chaos, territory, art: Deleuze and the framing of the earth. New York: Columbia University Press, 2008. (24 pags.)
GROSZ, Elizabeth. Architecture from the Outside: Essays on Virtual and Real Space. Cambridge: MIT Press, 2001, 1/52.
Filme: Girimunho (2012) de Clarissa Campolina e Helvécio Marins.
10/10 – Não haverá aula (Congresso da Socine)
Aula 8 : 17/10 – Participação no II Colóquio Literatura e Paisagem (UFF – UNIRIO – UERJ) na Unirio
Filme: Adormecidos (2011) de Clarissa Campolina
Aula 9: 24/10 –
Filme: Angola (Roberto Berliner, Rede Bandeirantes, 1988);
AZOURY, Ricardo. Projeto Angola maio de 1988 (fotografias).
PEREIRA, José M. Nunes. África um novo olhar. RJ: ed. CEAP, 2006.
LEGUIZAMÓN, Juan Anselmo. El videoclip como formato o género híbrido (resumo: Videoclips – Una exploración entorno a su estruturación formal y funcionamento socio-cultural. Santiago del Estero, 2007. Tese Faculdade de Humanidades, Universidad Nacional de Santiago del Estero).
Aula 10: 31/10 –A paisagem no cinema de Kiarostami.
CORBIN, Alain. O território do vazio – A praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
SENRA, Stella. “Contemplação da natureza, natureza da contemplação”. In Abbas
Kiarostami. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ISHAGHPOUR, Youssef. “O real, cara e coroa”. In Abbas Kiarostami. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Aula 11: 7/11 Paisagem e memória. (materiais a serem escolhidos)
Deleuze, Gilles. Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense:
Cap V: Os cristais do tempo
Cap. 6. Pontas do presente e lençois do passado (Quarto comentário à Bergson).
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Aula 12: 14/11 – Ruínas
DILLON, Brian. Ruins. Cambridge, MIT, 2011.
Filme: Histórias que só existem quando lembradas (2012) de Julia Murat
Entrega de propostas de monografia
Aula 13: 21/11-
Filme: AMÉRICA (João Moreira Salles, Rede Manchete, 1989)
BRIGHT, Deborah. “Of Mother Nature and Marlboro Men: An Inquiry into the Cultural Meanings of Landscape Photography”. In: The Contest of meaning (ed. Richard Bolton). Ed: MIT Press edition, London, 1992.
CHENET-FAUGERAS, Françoise. “Du paysage urbain”. In: Le Paysage Urbain: répresentations, significations, communication. Ed: L’Harmattan, Paris, 2007.
PEIXOTO, Nelson Brissac . Paisagens urbanas. SP: ed. Senac, 1996.
Aula 14: 28/11 –
Videos Produtora Olhar Eletrônico (TV Gazeta)
GUATTARI, Felix. As três ecologias. SP: ed. Papirus, 1991.
LAMIZET, Bernard. La scène publique – La médiation esthétique de l’urbanité. In: Le Paysage urbain – représentations, significations, communication. L’Harmattan, 2007.
MACHADO, A. e MASAGÃO, M. Rádios livres – a reforma agrária no ar. Ed. Brasiliense, 1986 (prefácio de Felix Guattari).
MONS, Alain. Surfaces et profondeurs. La trame urbaine. In: Les Lieux du sensible – villes, hommes, images. Paris: CNRS éditions, 2013.
Aula 15: 5/12 –
Filme: African Pop (Belisário Franca, 1988/89, Rede Manchete)
MONS, Alain. L’étendue sonore. Résonances et dissonances. In: Les Lieux du sensible – villes, hommes, images. Paris: CNRS éditions, 2013.
VIANNA, Hermano. Funk e cultura popular carioca. Estudos Históricos. Rio de Janeiro. vol. 3, n. 6. 1990, p. 244-253.
12/12 Encerramento
Entrega de Monografias