Colóquio internacional: Paisagens Literárias e Percursos do Fado – 10 e 11 de Abril – no Museu do Fado – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), centro de investigação da FCSH/NOVA, e o Museu do Fado convidam para o colóquio Paisagens Literárias e Percursos do Fado.

O evento, que terá lugar de 10 a 11 de Abril, pretende reunir investigadores das áreas da Literatura, Música, Etnomusicologia, Antropologia, História, Arquitectura, Artes Plásticas e Visuais.

Convocam-se os amantes e os estudiosos de Lisboa para partilharem experiências de diálogo entre as geografias da cidade e as suas representações na literatura, e noutras áreas criativas. Abrindo uma janela sobre os últimos dois séculos, cruzam-se expressões do imaginário da cidade com referências sociais e políticas. Assume-se o poder da Arte e das Letras na construção de imagens e percepções dos lugares habitados, conferindo-lhes valor e significado, transformando vivências e percursos de urbanidade. O fado, enquanto expressão própria do património lisboeta, é tomado como tema catalizador para a descoberta desta dinâmica relação espacio-temporal entre a cultura e o território.

O encontro, que terá lugar no Museu do Fado, no Largo do Chafariz de Dentro 1, em Lisboa, encerra com uma visitada cantada no bairro de Alfama e no espaço do Museu. A entrada é livre.

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014
14h30 – Sessão de abertura, por Miguel Honrado, presidente da EGEAC, e Ana Paula Guimarães, coordenadora científica do IELT/NOVA

15h00 – Conferência inaugural, por Rui Vieira Nery

15h45 – 16h00 – Pausa para café