Geograficidade: Revista eletrônica publicada desde 2011 pelo Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural

Histórico do periódico

Geograficidade é uma revista eletrônica publicada desde 2011 pelo Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. O grupo é interinstitucional e interdisciplinar, congregando pesquisadores de várias disciplinas e instituições do país.

Em vista disso, Geograficidade é um periódico aberto à reflexão interdisciplinar em torno das abordagens humanistas e culturais, notadamente as inspiradas na fenomenologia. Partindo de uma concepção existencial do espaço, privilegia a diversidade de manifestações culturais e artísticas, valorizando abordagens cientificamente abertas. A pluralidade de conhecimentos e uma concepção experiencial do mundo vivido animam suas páginas, buscando a interface na pluralidade de concepções sobre o mundo, a geografia e o ser.

Geograficidade, noção dardeliana que expressa a essência da relação homem-meio, é revelada por paisagens, lugares, identidades e territorialidades manifestas e vividas na literatura, no cinema, na fotografia ou na vida cotidiana, a experiência. Artigos, ensaios, resenhas, experimentações (manifestações artísticas livres) traduções e pesquisas são bem-vindos.

O primeiro número foi lançado durante o II Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia, que ocorreu dia 02 de Setembro de 2011, no Chalé da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

A revista recebe propostas em fluxo contínuo para os seus dois números anuais: de Inverno e de Verão.