Prezado/a Colega,
Apresentamos aos interessados o Projeto intitulado Páginas Luso-Brasileiras em Movimento (do século XVI ao XXI).
Nosso convite é para que o Colega colabore nesse projeto de acesso gratuito, enviando-nos um texto sobre determinada obra literária em que a paisagem seja o foco de análise. Não é um ensaio acadêmico, mas um texto-conversa sobre a obra escolhida, seduzindo o leitor para o modo como o escritor brasileiro ou português trata determinada paisagem (uma cidade, um povoado, uma aldeia, ruas, zona rural, bairros, campos, mar, floresta, etc – uma paisagem que possa ser encontrada no mapa real). A escolha da obra é completamente livre. Pode ser narrativa ou poesia.
É material para divulgação on line, por isso, o apelo visual deve estar presente em cada página executada, desde que sejam imagens sem problema de direito autoral. A parte textual não deve ser extensa ou pesada. Pense que notas ou informações extras serão pop-up, quando o leitor passar o mouse sobre uma palavra ou imagem.
Estando on line,cada “página” poderá ser lida, visitada, vista por milhares de pessoas, de lugares diferentes do mundo e com diferentes conhecimentos sobre as literaturas de língua portuguesa. O objetivo é divulgar, atrair para a leitura e mostrar a importância do eixo da paisagem em textos diversos das literaturas de língua portuguesa. Por isso intitulamos “páginas em movimento”.
Nessa primeira fase, só textos de Portugal e Brasil.
NESTE MOMENTO, JÁ TEMOS O SITE ON LINE, com quatro páginas prontas (visitáveis).
PODERÁ ACESSÁ-LO E COMPREENDER MELHOR O PROJETO.
VISITE, POR FAVOR:
http://www.paginasmovimento.com.br/
Em breve, estará no site do Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro), de forma definitiva.
O apoio principal é da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
As normas para fazer uma “página” estão AQUI.
O próximo prazo para receber uma página é 10 de fevereiro de 2018.
Enviar para o email idalves@vm.uff.br.
Os textos podem ser feitos por mais de uma pessoa, incluindo doutorandos ou mestrandos. Também pós-graduandos, desejando, poderão fazer uma “página”. Todos os textos recebidos serão avaliados para publicação. Lembramos que não é publicação em revista, é uma base de dados, uma espécie de antologia livre. Todo o material é revisado e completado visualmente e deve seguir as normas (arquivo em anexo).
Agradecemos a boa recepção a este projeto.
Cordialmente,
Ida Alves (UFF) e Gilda Santos (UFRJ)
Coordenação Geral do Projeto